17.9.09

Praias da ilha oficialmente liberadas para o banho de mar


Foto cedida por: NandaNogueira
.

O jornal O GLOBO RIO publicou, em 31.08.2009: Praias de Paquetá serão as únicas da Baía próprias para o banho no verão.


Segundo a matéria, o Instituto Estadual do Ambiente - Inea (antiga Feema) liberou, oficialmente, as praias da ilha de Paquetá para o banho de mar, classificando-as como "as únicas recomendadas ao banho na Baía da Guanabara". Oito praias da ilha foram objeto de exames de monitoramento, e estão liberadas as praias da Moreninha, Imbuca, Ribeira, Grossa, Tamoios, Catimbau, José Bonifácio e Pintor Castagneto. As outras praias não foram monitoradas por não possuírem faixa de areia. Leia a notícia, na íntegra, clicando aqui...
.
E apenas para relembrar...
"Declaração Universal dos Direitos da Água".

- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Fonte: Ecologia Profunda (site de Kate Agnelli).



3 comentários:

Rosemary Q.(Miguxa) disse...

Que ótimo!!
Ela continua linda...que lugar gostoso.

Um abraço a todos.

Anônimo disse...

Um dia vou conhecer Paquetá!
A foto está linda!
Parabéns pelo post!
Bjos,
Luka

AmaPaquetá disse...

Obrigada pelos comentários - a ilha está esperando por vocês! Abraços da AmaPaquetá!

Quem somos

Trabalhamos pelo desenvolvimento sócio-econômico da ilha. Desenvolvemos atividades culturais pois acreditamos que, dessa forma, todos serão beneficiados. Entre em contato conosco.

Horários: barcas para Paquetá

Horários: barcas para Paquetá
(clique na imagem para ampliar)

Paquetá Poser

Paquetá Poser
Foto: Neusa Mattos

Farol da ilha

Farol da ilha
Foto: Neusa Mattos

Tempo em Paquetá


Twitter

Países visitantes

free counters
Powered By Blogger
BlogBlogs

Quero ser amigo da AmaPaquetá

Há muitas formas de contribuir.
Uma boa idéia, por exemplo, é uma forma de contribuição muito bem vinda...

Paquetá é uma APAC

As Ilhas de Paquetá e Brocoió são patrimônio paisagístico e cultural do Município, sujeitos à proteção ambiental. O decreto municipal nº 17.555 de 18/05/99, tomba, em definitivo, os bens naturais e culturais da ilha, transformando Paquetá em Área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC). Leia tudo sobre a ilha, clicando aqui